No próximo sábado, dia 22 de março, realiza-se uma visita à forja do ferreiro Mateus Miragaia, na aldeia de Donfins, freguesia de Jarmelo (São Pedro), numa iniciativa da Rede Cultural e Criativa da Guarda.
Os participantes na atividade vão assistir a uma demonstração do processo de fabrico artesanal das Tesouras de Tosquia pelo último artesão do país.
A iniciativa é realizada no âmbito da exposição “Leite, Cardo e Mãos Frias: O Queijo Serra da Estrela no Concelho da Guarda”, patente na Casa-Museu do Jarmelo. A visita está agendada para as 14h00.
“Mateus Filipe Miragaia é o último fazedor de tesouras de tosquia em Portugal. Aos 80 anos, o “velho da martelada”, como se auto-intitula, ainda acende a sua forja em Donfins para fazer tesouras.
"Agora quando ouvirem dizer que “o velho da martelada” já lá está, já morreu, já sabem que mais ninguém as faz. Isto já não dá para viver. Quem é que hoje gasta as tesouras? Não há consumo, porque as máquinas elétricas substituíram as tesouras. Isto é como tudo, é uma fase, e quer a gente queira ou não, ainda bem que as coisas vão evoluindo."
Homem de trabalho a vida toda, tem um rosto feliz e uma gargalhada fácil. E uma inspiradora história de vida”.
Fonte/Foto: Rostos de Aldeia | CM Guarda