No dia 4 de Fevereiro, o serviço de Psicologia Clínica da ULS Guarda marcou presença no Congresso Perspetivas sobre a Neurodivergência – da infância à velhice, no interior norte de Portugal -Tarouca, através da Psicóloga Clinica, Dr.ª Tânia Prata, a qual realizou uma conferência sobre o Papel da Psicologia na intervenção com famílias de crianças e jovens neurodivergentes.
Neste primeiro dia de congresso focado na infância, a Neurodivergência foi debatida na perspetiva neurobiológica, médica, neuropsicológica, educacional e inclusiva. Abordou-se ainda o ser neurodivergente e a intervenção multidisciplinar mas, acima de tudo falou-se de crianças e famílias reais, com histórias reais, que nos convocam a todos nós profissionais, diariamente a fazer melhor.
Tratou se de um dia rico de partilha e conhecimento trazido pelo excelente painel de oradores convidados e do qual fica a seguinte mensagem de reflexão:
A Neurodivergência não é um problema a ser corrigido, mas uma realidade a ser compreendida, apoiada e respeitada. Quando ajustamos o ambiente – e não a criança – abrimos espaço para o desenvolvimento, para a aprendizagem e para a dignidade e por isso, quando reconhecemos a neurodiversidade desde a infância, estamos a construir uma sociedade mais justa para todos.
Fonte/Foto: ULS Guarda