A Câmara da Guarda vai elaborar o Plano de Urbanização do Vale de São Francisco, situado na zona sul da cidade, entre o Bairro do Bonfim e a Avenida Rainha Dona Amélia, o Teatro Municipal e a Via de Cintura Externa da Guarda e a localidade de Alfarazes e o Bairro do Torrão.
Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda, disse que esta medida vai “permitir regular toda a expansão urbanística e todo o tipo de equipamentos que possam surgir, numa área de 260 hectares”.
O presidente da câmara da Guarda acrescenta que “esta é mais uma promessa eleitoral que pretende cumprir a par da revisão do PDM, documento este que já tem quase 30 anos”. Este documento, começa numa altura em que o plano de pormenor do Cabroeiro se encontra na fase final, que recorde-se, permitirá a construção da variante dos Fs, já no caso do Vale de São Francisco, o autarca diz que vai permitir regular cerca de 260 hectares de expansão urbanística, entre o Bonfim e a Av. Rainha Dona Amélia e estender-se até a zona de Alfarazes.
Sérgio Costa fala da importância deste plano na regulação da expansão urbanista a sul da cidade e tem a expetativa que o mesmo, esteja concluído num prazo de dois anos.