Em
Terras da Guarda

2025/04/04

Município da Guarda recebe conferência "Transporte Ferroviário no Corredor Atlântico”

Concelho

Guarda vai receber no próximo dia 9 de abril, quarta-feira, a conferência 'Transporte Ferroviário no Corredor Atlântico' para continuar a afirmar a importância do troço ibérico entre Aveiro, Guarda e Salamanca. A iniciativa, que decorrerá na Câmara Municipal da Guarda e vai contar com a presença de autarcas da região centro de Portugal e das regiões vizinhas destes territórios de Espanha, de representantes de entidades públicas, agentes económicos dos dois países e do coordenador europeu do Corredor Atlântico.
Os autarcas portugueses e espanhóis defendem que o reforço da conexão ferroviária do Corredor Atlântico, no troço ibérico Aveiro - Viseu - Guarda – Salamanca a Madrid, é uma aspiração e um objetivo comum, para o transporte rápido e seguro de pessoas e mercadorias, com melhores ligações internas e com acesso à rede ferroviária ibérica, por forma a garantir mais e maior mobilidade e o desenvolvimento dos nossos territórios.
No final da Conferência, que se realiza na Sala António de Almeida Santos, será apresentada e assinada uma Declaração Regional Conjunta, por todos os autarcas presentes, representando cerca de 70 municípios portugueses e espanhóis.
A abertura da conferência, marcada, para as 14H00, será assegurada pelo anfitrião, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, seguindo-se as declarações dos representantes das câmaras municipais, Almeida, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Viseu, bem como os representantes das Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Região de oimbra, Região de Leiria e Viseu, Dão Lafões. Pelas 16H00 será a vez de João Neves, da Associação dos Portos de Portugal; Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal e Alberto Milotti, presidente da Europlataforms proferirem as suas declarações sobre a importância do Corredor Atlântico e a ligação dos portos portugueses (Porto Seco da Guarda incluído) com Espanha e com o resto da Europa. Por sua vez e pelas 16H30 será a vez dos representantes dos agentes económicos destes territórios e de Portugal a finalizarem o valor económico do Corredor Atlântico, sendo José Manuel da Silva Couto, presidente do Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro o primeiro a intervir seguindo-se Luís Miguel Ribeiro, da Associação Empresarial de Portugal; de D. Benjamím Crespo, presidente da Cámara de Comercio e Indústria de Salamanca e Armindo Monteiro, da Confederação Empresarial de Portugal.
Um dos momentos de maior relevância desta Conferência tem lugar pelas 17H00 com a leitura Declaração Regional Conjunta e respetiva assinatura presencial pelos autarcas presentes.
O encerramento da Conferência será assegurado coordenador europeu do Corredor Atlântico, Carlo Secchi e por D. José Luis Sans Merino, Consejero de Movilidad e Transformación Digital de la Junta de Castilla y León.
A conferência evidencia que as dinâmicas de transformação deste grande território têm, obrigatoriamente, que passar pelo incentivo à cooperação entre municípios e regiões, harmonizando o desenvolvimento de cada um dos territórios e reforçando a competitividade das cidades.
O Corredor Atlântico, no contexto do troço ibérico, promove a conetividade e o desenvolvimento económico das regiões melhorando a eficiência e interoperabilidade das infraestruturas de transporte.
O investimento é uma oportunidade para tornar o transporte de mercadorias e passageiros mais eficiente, rápido e confiável; reduzir custos para as empresas importadoras e exportadoras e para as que dependem do transporte de mercadorias; estimular a criação de nós e áreas logísticas, contribuindo para uma logística mais eficiente, integrada e competitiva e desenvolver a economia regional, atraindo investimentos e estimulando o crescimento da costa atlântica e interior da Península Ibérica.

 

Fonte/Foto: CM Guarda
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Radares da PSP Guarda | abril 2025
4/04/2025
Município da Guarda recebe conferência "Transporte Ferroviário no Corredor Atlântico”
4/04/2025
AF Guarda no Curso Elementar de Treinadores de Guarda-Redes
3/04/2025
Porto Seco da Guarda financiado no valor de quatro milhões de euros
3/04/2025
Investigação Criminal da Guarda detém homem que tentou matar genro
2/04/2025
Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro condicionada ao trânsito
2/04/2025
Alunos do Politécnico da Guarda candidatam-se a planos de negócios ao Poliempreende
1/04/2025
Centro Histórico da Guarda acolhe sessão da Autoridade da Concorrência
1/04/2025