Em
Terras da Guarda

2024/06/20

Município da Guarda promove Férias Ativas de Verão inclusivas

Concelho

O Município da Guarda promove durante o período de 1 a 26 de julho, as Férias Ativas – Verão 2024, quatro semanas de pura diversão. Este ano a iniciativa conta com uma novidade: Projeto Piloto de Férias Ativas Inclusivas na semana de 15 a 19 de julho de 2024, com um número de vagas limitado a 6 participantes.

O projeto visa alargar a reposta já existente da Câmara Municipal da Guarda das Férias Ativas, a crianças com alguma perturbação do desenvolvimento e para crianças a partir dos 6 anos de idade. Os participantes irão interagir com os restantes participantes e com o reajustamento das atividades para estes participantes, tendo em conta as características específicas da população alvo a envolver.

A iniciativa destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos e tem como objetivo ajudar as famílias a gerir melhor o tempo livre das crianças em altura de férias, desenvolvendo, assim, atividades de âmbito desportivo, recreativo, cultural e ambiental num programa diversificado ao longo destes dias.

Do Programa da edição deste ano destacam-se várias atividades como os jogos desportivos e tradicionais, o peddy paper fotográfico, atividades aquáticas e de canoagem, nas Praias Fluviais de Valhelhas e Aldeia Viçosa, filme, oficina de pizzas, entre outras. A iniciativa inclui, ainda, passeios aos Parques Aquáticos de Amarante e Vila Real e uma visita às salinas e ida à praia em Aveiro.

Os jovens inscritos poderão desfrutar de uma grande variedade de atividades que decorrerão em vários equipamentos dos Município como o Pavilhão de S. Miguel, as Piscinas Municipais, a Quinta da Maunça, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e o Museu da Guarda.

As atividades que integram o programa de 2024 da Férias Ativas de Verão pretendem proporcionar aos jovens férias divertidas, fomentando a atividade física, o convívio e a socialização, garantindo, em simultâneo, um conjunto de soluções às famílias guardenses, que não têm onde deixar os filhos durante estes períodos de interrupções letivas. Este com a inclusão de jovens com perturbações do desenvolvimento, dando assim, uma resposta adequada para estas crianças nos períodos de interrupção letiva da escola, mantendo o contacto social com outras crianças, a componente pedagógica e lúdica.

Os interessados deverão inscrever-se nas Piscinas Municipais da Guarda, com o custo de 30 euros por semana e participante (inclui seguro), com descontos para alunos dos escalões A e B da Ação Social Escolar.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
PSP da Guarda apresenta dispositivo especial de combate a incêndios rurais da CIMRBSE
15/05/2025
Feira Concurso do Jarmelo decorre nas freguesias de São Miguel e São Pedro
15/05/2025
Cidade da Guarda recebeu o primeiro Campeonato de BTT da UEPS
14/05/2025
Município aprova sistema de videovigilância da PSP na Guarda
14/05/2025
OS DISTRITOS BENEFICIAM DO ‘SEU GOVERNANTE’?
13/05/2025
Dia Internacional da Família assinalado na Guarda com diversas iniciativas
13/05/2025
Aprovado empréstimo para expropriações da regeneração urbana da variante da “Ti Jaquina”
13/05/2025
AD Fornos de Algodres conquista a Final da Taça de Honra da AF Guarda
12/05/2025