Este ano, o Julgamento do Galo, catarse coletiva da Guarda, sobe ao palco em formato Wrestling! Em 2026, na Guarda, expiamos os males do mundo com uma Luta de Galos, no Domingo Gordo de Carnaval.
O Julgamento e Morte do Galo, ponto alto do GuardaFolia 2026, será este ano uma produção do Teatro do Calafrio, numa criação satírica, feroz e delirante sobre poder, 'showbiz', vigilância e eterna luta por ocupar o poleiro.
O espetáculo, a iniciar pelas 18h30 de Domingo Gordo, dia 15 de fevereiro, na Praça Luís de Camões, após o Desfile das Freguesias, terá como ponto de partida um grande 'show-trial' onde será decidido o destino do Galo, numa mistura de justiça, manipulação e intriga. No centro estará o galináceo concebido pelo artista plástico Rui Miragaia. O espetáculo terá texto de Pedro Dias de Almeida e direção artística de Simão Barros.
O enredo, que culminará obviamente com a condenação do Galo à fogueira, decorre num tribunal transformado numa arena de 'Luta de Galos': quatro combates híbridos entre 'wrestling', MMA e lutas clandestinas, onde cada galo-personagem disputa o poleiro supremo, o trono frágil do poder. No centro de tudo, um Showman omnipresente e omnipotente, parte apresentador de 'reality show' parte tirano, que controla a narrativa, manipula o público e guia o caos como quem muda canais.
À sua volta, a maquinaria judicial distorce-se até ao grotesco. Entre golpes coreografados, intrigas sujas e discursos inflamados, as lutas revelam não só as ambições dos galos, mas também a fragilidade das estruturas que fingem manter a ordem. Tudo culmina num ritual final em que o Galo é condenado, queimado e purificado não pelo peso da justiça, mas pela voracidade do espetáculo.
Aqui o Galo é o culpado de todos os problemas, sendo julgado numa catarse coletiva que pretende espiar todos os males de 2025, dando esperança para o novo ano de 2026.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Texto: Pedro Dias de Almeida
Direção Artística: Simão Barros
Interpretação: Anabela Chagas, António Saraiva, Francisco Leite, Lia Escrevia, Micael de Almeida, Peter Michael, Rui Luís Brás
Conceção do Galo: Rui Miragaia
Criação Musical: Rolando Ferreira
Desenho de Luz: Diogo Mendes
Cenografia: Simão Barros
Apoio ao movimento e lutas cénicas: Miguel Fonseca
Adereços: Simone dos Prazeres
Conteúdos multimédia: Zero Graus
CTW Wrestling | Atletas/wrestlers: Red Eagle, Wanderley.
Operação técnica: Diogo Mendes, Rolando Ferreira
Direção Executiva: Alexandre Costa
Produção Executiva: Ana Pereira
Fonte/Foto: CM Guarda