A Guarda vai assinalar o Dia Internacional da Família, celebrado a 15 de maio, lembrando a importância da família como núcleo vital da sociedade. Atento aos novos desafios sociais e económicos, o Município da Guarda tem assumido um compromisso de apoio às famílias implementando nos últimos anos um conjunto de iniciativas e programas ao nível da educação, promoção da cultura e bem-estar.
A distinção como Autarquia Familiarmente Responsável reflete a qualidade e a eficácia das políticas municipais implementadas, tornando o Município um exemplo de boas práticas em termos de apoio às famílias.
Ao celebrar esta data, o Município reafirma o compromisso de continuar a desenvolver políticas de apoio às famílias. O Dia Internacional da Família vai ser assinalado simbolicamente com a iniciativa “EntreFamílias” que irá promover várias atividades nos jardins de infância e escolas de 1º CEB da rede pública e privada da cidade com o envolvimento das famílias e da comunidade escolar. As atividades pretendem destacar a importância dos laços afetivos no seio da família e também entre colegas e educadores.
No Jardim de Infância da Sequeira haverá durante a manhã, pelas 10h30, leitura partilhada de histórias, através da técnica “teatro de papel”, que ajudam as crianças a compreender e a lidar com momentos de separação, mostrando que os laços familiares estão presentes mesmo que não se vêm.
No período da tarde, pelas 16h30, o Jardim de Infância da Sé recebe as famílias em sessões de leitura participativa e na atividade “Histórias lá de casa”. O desafio será levar ao estabelecimento uma história, um jogo, uma arte ou uma profissão, promovendo a partilha de experiências e o convívio entre todos.
As iniciativas pretendem realçar a importância do envolvimento da família no contexto educacional e atestam a importância que o Município atribui à política de apoio às famílias.
A Câmara Municipal da Guarda tem implementado diversas medidas desenhadas para atender às necessidades das famílias em diferentes fases da vida. Em 2024, a Associação Nacional de Municípios reconheceu a mais valia das ações e distinguiu a Câmara da Guarda como Autarquia Familiarmente Responsável, uma distinção que tem vindo a ser atribuída ao município nos últimos anos, a saber: em 2018, 2019, 2020, 2022, 2023 e em 2024. A avaliação teve em conta as medidas políticas municipais ao nível do apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias em necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social e boas práticas na conciliação entre trabalho e família.
O Dia Internacional da Família, celebrado anualmente a 15 de maio, foi a data escolhida pela Assembleia Geral da ONU em 1993 para promover a reflexão sobre o papel da família na sociedade e incentivar a criação de políticas que promovam o bem-estar familiar.
Fonte/Foto: CM Guarda