Em
Terras da Guarda

2025/09/15

Creche municipal do concelho abriu portas no Centro Escolar de Gonçalo

Concelho

Abriu porta, na passada sexta-feira, dia 12 de setembro, na vila de Gonçalo, a primeira creche municipal do concelho. A valência está integrada no Centro Escolar de Gonçalo e tem capacidade para acolher 42 crianças dos 4 aos 36 meses.​

A abertura do equipamento representa uma resposta essencial no apoio às famílias e crianças daquela freguesia e das localidades limítrofes.

A creche está vocacionada para o apoio à família, acolhendo as crianças até aos 3 anos de idade, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais. Às crianças, o equipamento irá proporcionar um espaço de socialização e de desenvolvimento integral, com base num projeto pedagógico adequado à sua idade.

A localização no Centro Escolar permite potenciar sinergias com a comunidade educativa existente, otimizar os recursos e os circuitos de mobilidade já consolidados. A Câmara Municipal da Guarda, enquanto entidade promotora, garante a gestão e a manutenção do equipamento, assegurando a sua sustentabilidade e o pleno funcionamento.

A valência está organizada em unidades autónomas por três grupos de crianças, tendo em conta as características específicas das diferentes faixas etárias. Será criado um grupo com o máximo de 10 crianças até à aquisição da marcha; outro grupo com o máximo de 14 crianças entre a aquisição da marcha e os 24 meses e outro grupo com idades compreendidas entre os 24 e os 36 meses com o máximo de 18 crianças.

Este projeto insere-se na estratégia municipal de reforço da rede pública de equipamentos sociais para a primeira infância, contribuindo para a coesão social e territorial, bem como para a promoção da igualdade de oportunidades no acesso à educação e aos cuidados na infância.

Este tipo de resposta social tornou-se essencial tendo em conta as alterações das dinâmicas familiares e das estruturas sociodemográficas. As creches assumem um papel determinante para a conciliação entre a vida familiar e profissional das famílias, proporcionando à criança um espaço de socialização e de desenvolvimento integral, com base num projeto pedagógico adequado à sua idade e potenciador do seu desenvolvimento, no respeito pela sua singularidade.

 

Fonte/Foto: CM Guarda

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Museu da Guarda recebeu catálogo da exposição Panorâmica II
6/10/2025
AF Guarda marcou presença nas Competições Distritais e Nacionais
6/10/2025
Radares da PSP | Guarda | outubro 2025
3/10/2025
Walking Football vai pisar o relvado Augusto César de Carvalho
3/10/2025
Passadiços do Mondego recebem segunda edição do Challenge com Trail Running e Caminhada
2/10/2025
PJ detém mulher suspeita de atear seis incêndios florestais
2/10/2025
Cidade da Guarda celebra Dia Internacional da Pessoa Idosa
1/10/2025
1º Torneio de Patinagem Artística Cidade da Guarda acontece este fim de semana
1/10/2025