Cerca de 50 árbitros marcaram presença na segunda Ação de Reciclagem e Avaliação (ARA) da época, promovida pela Associação de Futebol da Guarda.
O evento contou com a presença do presidente da AF Guarda, Luís Brás, bem como do Conselho de Arbitragem, representado pelo presidente Fábio Cardoso e pelos vice-presidentes Fernando Ferreira, Mónica Xavier, António Vicente e Carlos Dias.
As provas teóricas realizaram-se na Quinta dos Cedros, em Celorico da Beira, enquanto os testes físicos decorreram na Academia da AF Guarda. Durante a manhã, antes da hora de almoço, os árbitros participaram numa formação sobre a “Gestão de Jogo”, ministrada por Sérgio Guelho e Daniel Brazete, que reforçaram a importância da atualização constante dos árbitros.
Após a formação, seguiram-se as intervenções institucionais do presidente da direção da AF Guarda, Luís Brás, do presidente do Conselho de Arbitragem, Fábio Cardoso, do presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), José Borges, e do diretor do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, André Gralhas.
A parte da tarde contou ainda, com duas formações uma sobre “Score” ministrada por Renato Gonçalves e “Leis 11 e 12” por Paulo Brás e Hugo Santos.
A ARA teve como principais objetivos fazer um balanço da época, reforçar conceitos técnicos essenciais – como o trabalho de equipa, o fora de jogo, a movimentação e leitura de jogo, e o controlo da partida – e relembrar as diretrizes aplicáveis ao futebol profissional, cumprindo os regulamentos de avaliação.
Fonte/Foto: AF Guarda