Em
Terras da Guarda

2023/06/29

Casas para todos na Guarda com mais 325 habitações sociais e acessíveis

Concelho

O Município da Guarda vai investir 40 milhões de euros na Habitação Social nos próximos 3 a 4 anos, para construção de 325 fogos habitacionais

Na última reunião de Câmara, o executivo presidido por Sérgio Costa aprovou a minuta do Acordo de Colaboração entre a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, o Município da Guarda e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana. Na mesma reunião também foi proposta e aprovada a criação de uma Empresa Municipal para gerir o património habitacional.


A Câmara Municipal da Guarda pretende avançar com a construção de 325 fogos para habitação acessível e social. Desse número, 225 estão em fase de preparação de candidatura e em articulação com Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela; 50 estão também em fase de candidatura, no âmbito do “Programa 1º Direito” e abrange a resolução de problemas do Bairro da Fraternidade; e outros 50 fogos, ao abrigo do mesmo Programa no Centro Histórico da cidade, abrangendo edifícios já adquiridos pela Câmara e outros que a autarquia pretende adquirir, estes ainda em fase de elaboração de candidatura. Estes 325 fogos correspondem a um investimento de mais de 40 milhões de euros, nos próximos três a quatro anos.


Atualmente a câmara gere 45 fogos em regime de renda apoiada, 12 em regime de renda condicionada, e 38 como arrendamento em regime geral.
“A Câmara da Guarda neste momento não tem condições, não tem recursos humanos necessários para fazer face a esta necessidade e, por isso, nós queremos mudar o paradigma, tal como já aconteceu em 16 municípios do País, onde existem empresas municipais dedicadas a esta área específica”, explicou Sérgio Costa.

O autarca referiu ainda que, no futuro, esta empresa poderá gerir os parques empresariais da cidade e também a Comunidade de Energia Renovável que vai ser construída no Parque Industrial, cujo procedimento deverá ser lançado brevemente.


Esta proposta de criação da empresa municipal para gerir a habitação foi aprovada por maioria, com os votos contra dos vereadores do PSD e a abstenção do PS.


Em comunicado, a autarquia dá conta de que a Habitação é um dos principais vetores na aposta social do executivo municipal e, por isso, a Câmara da Guarda vai avançar com uma série de medidas para que o acesso a Habitação acessível e social seja, cada vez mais, um direito de todos e em especial dos que mais a necessitam, nomeadamente os jovens que escolhem o concelho para estudar.


Sérgio Costa recordou que no início do ano as condições eram bem diferentes pois “os municípios teriam de pagar os projetos, a fiscalização a manutenção e assegurar o pagamento das rendas ai IHRU”, sem qualquer tipo de financiamento. Na altura, o autarca da Guarda disse que “tudo isto tem de ser esclarecido ou alterado e se assim for então podemos equacionar em aumentar a nossa participação neste acordo”.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Último treino Walking Football joga-se esta sábado na Cidade do Futebol
30/01/2026
Indivíduo de 44 anos detido na Guarda por violar adolescente
30/01/2026
Aprovada empreitada da 'Regeneração e Mobilidade Urbana do Vale do Cabroeiro'
29/01/2026
Associação de Futebol da Guarda patrocina os seus filiados
29/01/2026
Avança empreitada da "Regeneração e Mobilidade Urbana do Vale do Cabroeiro"
28/01/2026
Removida a neve das ruas no centro da cidade
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
Exposição de Mário Carvalho é inaugurada esta quarta-feira
27/01/2026