Em
Terras da Guarda

2023/09/21

Brigada de Proteção Ambiental da Guarda resgata canídeo

Freguesias

A BriPA – Brigada de Proteção Ambiental do Comando Distrital da Polícia Segurança Pública da Guarda, foi solicitada para uma ocorrência onde um canídeo, inadvertidamente, teria caído numa fenda estreita e profunda, sem qualquer visibilidade, ficando encarcerado entre duas lajes de granito, de grandes dimensões.

No local, um terreno particular e localizado próximo da cidade mas de difícil acesso, além do dono do canídeo e proprietário do terreno, compareceram os elementos da UPIR - Unidade Portuguesa de Intervenção e Resgate, associação voluntária do Município da Guarda, devidamente reconhecida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, os quais foram fundamentais na realização da operação de resgate.

Além de outro material técnico de resgate, foi necessário realizar diligências com a UPIR, que permitiram a recolha e utilização de 3 martelos pneumáticos e 2 geradores, possibilitando assim partir as lajes de granito para resgatar o animal.

Após cerca de 4 horas de trabalhos e aparentando estar bastante debilitado, com algumas feridas nas patas e algumas escoriações na barriga e cabeça, foi possível libertar e resgatar o canídeo com sucesso.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Cobra-de-escada “visitou” parte urbana da cidade
11/07/2025
Arrancaram as obras da primeira fase do Porto Seco da Guarda
10/07/2025
Camille Bertault e David Helbock atuaram no Guarda In Jazz
10/07/2025
Oficina de História da Guarda decorreu no Centro de Estudos Ibéricos
9/07/2025
Camille Bertault sobe ao palco no Guarda In Jazz esta quarta-feira
9/07/2025
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025
AF Guarda abre inscrições para árbitro de futsal
8/07/2025
UD Pinhelense sobe à 2ª Divisão Nacional
8/07/2025