A Câmara Municipal da Guarda, em comunicado na sua página oficial, decretou Luto Municipal pelo antigo autarca de Vila Franca do Deão.
“O Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Fernando da Silva Costa, no uso das competências que lhe são conferidas pelo n.º 3 do artigo 35.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, determina, em expressão de justa homenagem ao antigo autarca de Vila Franca do Deão, a decretação de Luto Municipal por 3 dias (18, 19 e 20 de agosto), a cumprir aquando das cerimónias fúnebres, com correspondente colocação da bandeira do Município a meia-haste.
Foi com profundo pesar e enorme consternação que tomámos conhecimento do falecimento de Carlos Dâmaso, antigo autarca da freguesia de Vila Franca do Deão.
Carlos Dâmaso partiu de forma heróica, no combate a um incêndio que ameaçava a sua terra, defendendo, até ao último instante, a freguesia que sempre serviu com dedicação e espírito de missão, e a região que tanto amava.
A sua vida foi marcada pela entrega aos outros, pelo exemplo de cidadania e pelo amor à sua comunidade, deixando-nos um legado de coragem, altruísmo e solidariedade.
A sua morte inesperada e precoce interrompeu sonhos e projetos, mas deixa viva a memória do Guardense exemplar, do marido e do pai dedicado que sempre foi.
Neste momento de dor, endereçamos à família, amigos e à população da freguesia de Vila Franca do Deão as mais sentidas condolências. Que a memória de Carlos Dâmaso permaneça viva como inspiração para todos nós.
Na firme convicção de interpretar fielmente o sentimento de todos os Guardenses, e lamentando esta irreparável perda, determino o cumprimento de três dias de Luto Municipal, gesto que simbolicamente visa enaltecer a dedicação e a bravura daquele que deu a sua vida para proteger a nossa. A Carlos Dâmaso, o nosso eterno agradecimento, a nossa saudade e o nosso reconhecimento.
Guarda, 18 de agosto de 2025
O Presidente da Câmara Municipal
Sérgio Fernando da Silva Costa”
Fonte/Foto: CM Guarda