Em
Terras da Guarda

2025/07/21

Arte Contemporânea regressa à cidade da Guarda de 24 a 31 de julho

Concelho

O Simpósio Internacional de Arte Contemporânea – Cidade da Guarda (SIAC) regressa à cidade mais alta em 2025, entre 24 e 31 de julho, em vários espaços da cidade, sob o lema 'Atrás de tempo, tempo vem' com uma programação que inclui residências artísticas, oficinas, visitas guiadas, performances e intervenções no espaço urbano.

A oitava edição do Simpósio conta com o envolvimento de mais de 35 artistas nacionais e internacionais e cruza, como habitualmente, várias linguagens artísticas como pintura, escultura, gravura, fotografia, arte digital, arte urbana, instalação, teatro de rua, poesia e música, espalhando-se por vários locais da cidade, como o Museu, as ruas da Cidade, a Capela do Solar dos Póvoas, o Teatro Municipal, entre outros.

Este ano, o Município da Guarda, através do seu Museu, quis aproximar o SIAC às comemorações 85º aniversário do Museu, que será assinalado a 30 de julho.

Nesta edição, os públicos poderão apreciar várias exposições, nomeadamente 'Panorâmica II' de Filipe Rodrigues e Júlio Cunha, a exposição evocativa de Jerónimo Brigas, 'Manuel Colmeiro: gravura em ponta seca' cedida pelo Museo de Artes del Grabado a la Estampa Digital Ribeira – A Coruña e 'Guarda: lugares e momentos que só eu sei', organizada por Arménio Bernardo.

Poderão, ainda, participar num curso de gravura e numa oficina de cerâmica e presenciar a performance teatral 'Frei Pedro da Guarda' por Pedro Leitão e Ricardo Augusto, na capela de S. Pedro.

Ao longo da iniciativa decorrerão vários concertos, designadamente: o trio de sopros (flauta, clarinete e fagote) da Orquestra Clássica do Centro, no terraço da Sé, o quarteto Concentus Per Tempora Ensemble (violino, alaúde, guitarra e contrabaixo) na ExpoEcclesia e o recital de piano de Mário Laginha no pátio do Museu.

À semelhança de edições anteriores, o SIAC 8 aposta na relação estreita e no acesso direto do público aos artistas e à criação das suas obras e, por isso, durante o simpósio, escultores, pintores e outros criadores vão trabalhar ao vivo num verdadeiro ambiente de fruição cultural, a partir das 9h30 em Residências Artísticas. Nas Residências Artísticas participam artistas oriundos de Portugal, Espanha, Ucrânia, Polónia e Cuba. As obras executadas pelos artistas durante as residências serão apresentadas no dia 31, na Galeria Espaço#4, do Museu da Guarda, encerrando a edição deste ano do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea – Cidade da Guarda.

Recordamos que o SIAC surgiu em 2016, com toda uma dimensão social/cultural que pretende estimular a proximidade entre artistas e público participante, promovendo também um envolvimento especial, quer de artistas, quer da comunidade educativa, quer do público em geral.

 

Fonte/Foto: CM Guarda

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Marco Santos conclui Curso de Treinadores de Futsal Grau III
21/07/2025
Arte Contemporânea regressa à cidade da Guarda de 24 a 31 de julho
21/07/2025
ESTE PAÍS INTERIOR QUE ADMIRO
18/07/2025
Cobra-de-escada “visitou” parte urbana da cidade
11/07/2025
Arrancaram as obras da primeira fase do Porto Seco da Guarda
10/07/2025
Camille Bertault e David Helbock atuaram no Guarda In Jazz
10/07/2025
Oficina de História da Guarda decorreu no Centro de Estudos Ibéricos
9/07/2025
Camille Bertault sobe ao palco no Guarda In Jazz esta quarta-feira
9/07/2025