Em
Terras da Guarda

2025/07/10

Arrancaram as obras da primeira fase do Porto Seco da Guarda

Concelho

Tiveram início, no dia 9 de julho, as obras da primeira fase do Porto Seco da Guarda, um projeto estruturante localizado no terminal ferroviário da cidade mais alta. A empreitada, cujo investimento é de cerca de 4 milhões de euros, com um prazo de execução de nove meses, é da responsabilidade da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo e vem reforçar a ligação ferroviária da região aos principais portos nacionais.

Na visita realizada hoje ao local onde será construída a infraestrutura o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, destacou a importância estratégica desta infraestrutura, sublinhando que “o Porto Seco é uma infraestrutura importante para a Guarda, mas também para a região e para o país, porque a Guarda vê ressurgir aqui a luz ao fundo do túnel em termos da sua afirmação logística e do seu potencial económico”. Para o autarca este “foi um dos grandes desideratos deste mandato e agora já ninguém duvida que vai mesmo ser uma realidade, com serviços de alfândega para exportação e importação de mercadoria”.

O projeto contempla a construção de um edifício administrativo destinado a serviços aduaneiros e inspeções físicas, a extensão das vias-férreas existentes para acomodar comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento. Contempla o aumento e reforço do terrapleno para permitir a movimentação de mais de 45.000 contentores de 20 pés por ano e a vedação do perímetro e controlo de acessos. A empreita compreende ainda a alimentação elétrica para a ligação de contentores frigoríficos, telecomunicações e circuito de videovigilância, a instalação de uma báscula rodoviária e barreiras acústicas e integração paisagística.

João Neves, presidente da APDL, que esteve também nesta visita ao local, referiu que esta fase de obra deverá estar concluída dentro de nove meses e que “em meados de 2026 contamos estar aqui com os primeiros comboios com destino aos portos de Leixões, Aveiro, ou outros mercados”.

O Porto Seco da Guarda representa um passo decisivo na modernização da logística nacional e no reforço da competitividade da cidade da Guarda e das exportações portuguesas. Com esta obra, a Guarda reforça a sua posição como polo logístico nacional, promovendo a competitividade das empresas da região e a ligação eficiente aos principais portos do país.

 

Fonte/Foto: CM Guarda

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Arrancaram as obras da primeira fase do Porto Seco da Guarda
10/07/2025
Camille Bertault e David Helbock atuaram no Guarda In Jazz
10/07/2025
Oficina de História da Guarda decorreu no Centro de Estudos Ibéricos
9/07/2025
Camille Bertault sobe ao palco no Guarda In Jazz esta quarta-feira
9/07/2025
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025
AF Guarda abre inscrições para árbitro de futsal
8/07/2025
UD Pinhelense sobe à 2ª Divisão Nacional
8/07/2025
Paulo Brás na Liga dos Campeões 2025/26
7/07/2025