Videmonte é a freguesia da Guarda que encerra o conjunto de ações de reflorestação Guarda a Crescer, projeto promovido pelo Município da Guarda através da Rede Cultural e Criativa da Guarda (RCCG). A iniciativa está marcada para o próximo sábado, dia 6 de dezembro, e será a maior das ações previstas, abrangendo uma área de 1,5 hectares, na qual serão plantadas 1500 árvores que irão cobrir uma simbólica parte da área ardida anteriormente.
Para esta iniciativa, os promotores apelam à especial participação dos cidadãos e visitantes, turistas, associações e parceiros, essencial para recuperar e regenerar áreas afetadas pelos incêndios de 2022, naquele que é frequentemente designado de “pulmão da Guarda”. O programa deste dia é extenso e inclui caminhada de ida e regresso até ao local de plantação. Pessoas com menor mobilidade e resistência física poderão usar o transporte cedido pelo município entre o centro da aldeia e o terreno. Para o encerramento do Guarda a Crescer, haverá reforço e um almoço volante para todos os participantes.
Para o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, este «Tem sido um projeto muito participado e é com muito orgulho que vimos a população guardense e alguns dos seus visitantes participar nas ações anteriores, com grande espírito de cidadania e dedicação à natureza. Em Videmonte, gostaríamos de encerrar o projeto com uma ainda maior participação de todos os interessados, pelo que o convite está lançado. São todos bem-vindos. Este é mais um exemplo de como não cabe apenas ao poder central e local a implementação de boas iniciativas e a construção de um futuro melhor, mas sim a cada um de nós.»
Uma vez mais, será disponibilizado o transporte gratuito por parte do Município da Guarda, desta vez limitado a 100 lugares. As inscrições para a participação, com ou sem necessidade de transporte, estão disponíveis em guardaacrescer.pt
Guarda a Crescer é um projeto cofinanciado pelo Turismo de Portugal no âmbito do Programa Transformar Turismo, candidatura “Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022”. É uma organização do Município da Guarda e da Rede Cultural e Criativa da Guarda e tem como parceiros o Museu da Guarda, o Museu Etnográfico da Castanha, o Museu-Escola de Aldeia Viçosa, a Casa-Museu do Jarmelo, o Museu de Tecelagem dos Meios, o Museu das Atividades de Videmonte e a Adiram - Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha. Nesta ação, conta com a colaboração ativa do Museu das Atividades de Videmonte e da Freguesia de Videmonte.
Fonte/Foto: CM Guarda